Israel expulsou para Jordânia os últimos três passageiros da flotilha que ia para Gaza

Israel expulsou para Jordânia os últimos três passageiros da flotilha que ia para Gaza

Israel expulsou para a Jordânia os três últimos passageiros do barco interceptado quando ia para Gaza na semana passada, anunciou nesta segunda-feira (16) o Ministério israelense das Relações Exteriores. 

"Os três últimos participantes do 'Selfie Yatch' foram transferidos nesta manhã [segunda-feira] para a Jordânia através da passagem de Allenby", indicou o Ministério em um comunicado, no qual apontou que se tratava de dois franceses e de um holandês. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No total, doze pessoas (seis franceses, uma alemã, um brasileiro, um turco, uma sueca, um espanhol e um holandês) partiram da Itália em 1º de junho a bordo da flotilha "Madleen" para "romper o bloqueio israelense" em Gaza, foram presos em 9 de junho, depois que Israel abordou a embarcação em águas internacionais a 185km da costa de Gaza. 

A sueca Greta Thunberg, ícone da luta contra a mudança climática, e outros três passageiros aceitaram ser expulsos imediatamente. Outros oito foram detidos pelas autoridades israelenses, até comparecerem a um tribunal de imigração e serem expulsos. 

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores de Israel indicou que os passageiros do barco para Gaza que permaneciam em Israel seriam enviados em avião para seus países de origem. 

Cinco deles, incluindo a eurodeputada franco-palestina Rima Hassan, deixaram o país na quinta-feira. A princípio, os outros três deveriam deixar Israel na sexta-feira, mas as autoridades fecharam seu espaço aéreo devido ao ataque maciço contra alvos militares e nucleares do Irã, segundo o Exército.

reg-dms/bfi/feb/jvb/dd/yr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar