Irã afirma que executou agente do Mossad israelense detido em 2023

Irã afirma que executou agente do Mossad israelense detido em 2023

A Justiça iraniana anunciou nesta segunda-feira que executou um homem detido em 2023 e considerado culpado de ser um agente do Mossad, o serviço de inteligência estrangeira de Israel, no quarto dia de conflito entre a República Islâmica e seu inimigo declarado.

"Esmaeil Fekri, um agente do Mossad considerado culpado dos crimes capitais de 'corrupção na terra' e 'moharebeh' (guerra contra Deus), foi executado por enforcamento após o processo judicial", informa o site de notícias Mizan Online, vinculado ao Poder Judiciário. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O anúncio aconteceu em um momento de intensificação dos ataques entre Israel e Irã, que provocaram muitas mortes de civis dos dois lados e forçaram o fechamento do espaço aéreo em vários países da região.

No atual contexto, o chefe do Poder Judiciário iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, pediu nesta segunda-feira a processos mais rápidos para as pessoas acusadas de espionagem a serviço de Israel.

"Se uma pessoa é detida por vínculos com o regime sionista e colaborou com ele, seu julgamento e condenação devem ser pronunciados muito rapidamente, em conformidade com a lei e considerando as condições da guerra", afirmou Gholamhossein Mohseni Ejei, citado pela agência Tasnim. 

Após décadas de hostilidade e confrontos em terceiros países do Oriente Médio, Israel iniciou na sexta-feira uma ampla ofensiva contra alvos militares e nucleares no Irã, com o objetivo declarado de neutralizar seu programa atômico e balístico.

Israel matou comandantes militares e cientistas nucleares como parte de sua campanha. Segundo as autoridades iranianas, os ataques israelenses deixaram pelo menos 224 mortos, incluindo civis. 

O Irã respondeu com salvas de drones e mísseis, que mataram pelo menos 24 pessoas em Israel, segundo o balanço mais recente divulgado pelo governo.

pdm-mz/vl/sba/pb/avl/pb/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar