França retira condecoração de ex-presidente Sarkozy após condenação por corrupção

França retira condecoração de ex-presidente Sarkozy após condenação por corrupção

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy perdeu a Legião de Honra, a mais alta condecoração oficial do país, após ser condenado por corrupção, de acordo com um decreto publicado neste domingo (15). 

O presidente conservador, de 70 anos, já foi a julgamento diversas vezes desde que deixou o poder em 2012, após cinco anos no cargo. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O ex-inquilino do Palácio do Eliseu usou uma tornozeleira eletrônica até meados de maio, após o mais alto tribunal de apelações ter mantido sua condenação em dezembro por corrupção e tráfico de influências. 

De acordo com o código da Legião de Honra, a mais alta condecoração do Estado francês, qualquer pessoa condenada definitivamente a uma pena de prisão de um ano ou mais está excluída da ordem. 

O presidente francês, Emmanuel Macron, se manifestou contra a medida em abril, afirmando que Sarkozy, envolvido em escândalos, havia sido eleito e que era "muito importante" que "ex-presidentes" fossem respeitados. 

Apesar de seus problemas legais, o ex-presidente continua sendo uma figura influente na direita e é conhecido por interagir regularmente com o chefe de Estado.

bur-gmo-arz/ah/jxb/sag/hgs/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar