Tribunal de apelações permite prorrogação das tarifas de Trump

Tribunal de apelações permite prorrogação das tarifas de Trump

As tarifas alfandegárias impostas pelo presidente Donald Trump, suspensas pela Justiça em primeira instância, permanecerão em vigor até que o caso seja resolvido no recurso de apelação, determinou um tribunal na terça-feira (10).

No final de maio, o Tribunal de Comércio Internacional acusou o presidente dos Estados Unidos de exceder suas funções ao impor tarifas generalizadas - uma decisão que é prerrogativa do Congresso - e suspendeu a maioria dos impostos alfandegários anunciados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O parecer do tribunal com sede em Manhattan envolvia as tarifas impostas ao Canadá, México e China, para pressionar estes países a combater o tráfico de fentanil, e os impostos adicionais sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos, de no mínimo 10% e até 50% dependendo do país de origem.

O governo Trump contestou a decisão. Menos de 24 horas após o bloqueio, um tribunal de apelações determinou a manutenção temporária das tarifas até uma decisão sobre o mérito da questão.

Na terça-feira, um tribunal federal de apelações validou que as tarifas sejam aplicadas até novo aviso. Além disso, a corte determinou que o caso deve ser examinado rapidamente porque apresenta "questões de importância excepcional" e pretende ouvir as partes em 31 de julho.

Desde que voltou ao poder em janeiro, Trump modificou os laços comerciais de seu país com o mundo com a imposição de tarifas como tática de negociação.

bys-myl/atm/mr/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar