Cidade da Irlanda do Norte registra tumultos de motivação racista após tentativa de estupro

Cidade da Irlanda do Norte registra tumultos de motivação racista após tentativa de estupro

Várias casas foram incendiadas na noite de segunda-feira (9) em Ballymena, na Irlanda do Norte, em ataques de motivação racista, segundo a polícia, depois de uma manifestação organizada após dois adolescentes terem sido acusados de tentar estuprar uma jovem.

Um homem de 29 anos foi preso e 15 policiais ficaram feridos no tumulto que eclodiu no final do protesto, e alguns agentes tiveram que ser hospitalizados para receber tratamento, indicaram as autoridades policiais em um comunicado nesta terça-feira (10).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a imprensa britânica, os dois adolescentes de 14 anos, acusados de tentativa de estupro de uma menina no sábado, compareceram ao tribunal na segunda-feira e falaram por meio de um intérprete romeno. 

"A noite foi marcada por sérios distúrbios em Ballymena", uma cidade de 31.000 habitantes a cerca de 50 quilômetros a noroeste de Belfast, declarou Ryan Henderson, uma autoridade policial.

"Esta violência foi claramente motivada por questões raciais e dirigida contra uma minoria étnica, bem como a polícia", acrescentou. 

No final da manifestação, que havia começado de forma pacífica, indivíduos encapuzados construíram barricadas na rua e atacaram casas, antes de entrar em confronto com a polícia, lançando coquetéis molotov e tijolos, entre outros objetos, segundo as forças de segurança. Duas viaturas policiais foram danificadas.

A presença da polícia será reforçada em Ballymena nos próximos dias "para proteger as comunidades" afetadas e "evitar futuros distúrbios", segundo a polícia.

pmu/alm/psr/mb/yr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar