Mais de 200.000 afegãos deixaram o Paquistão desde abril

Mais de 200.000 afegãos deixaram o Paquistão desde abril

Mais de 200.000 afegãos deixaram o Paquistão desde que o governo retomou, em abril, uma campanha de deportações, informou nesta quarta-feira (4) à AFP o Ministério do Interior paquistanês.

Pelo menos 135.000 afegãos abandonaram o Paquistão em abril, 67.000 deixaram o país em maio e 3.000 nos primeiros dois dias de junho, indicou o ministério. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Milhões de afegãos fugiram para o Paquistão nas últimas décadas para escapar das sucessivas guerras em seu país. Centenas de milhares deixaram o país desde que os talibãs voltaram ao poder no Afeganistão em 2021.

Porém, mais de um milhão de afegãos abandonaram o Paquistão desde que o governo lançou, em 2023, um plano de repatriação, acrescentou o ministério. 

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma agência da ONU, expressou na terça-feira sua "preocupação" com o aumento da deportação de famílias afegãs do Irã, com 15.675 passagens pela fronteira em maio, mais do que o dobro do mês anterior. 

O fluxo através das fronteiras testa o "frágil sistema" de acolhimento e reintegração no Afeganistão, afirmou a OIM em referência à crise humanitária neste país devastado por décadas de conflitos e por uma profunda crise econômica.

zz/ecl/tym/mas-an/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

paquistão diplomacia refugiados afeganistão migração

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar