ONU denuncia aumento 'alarmante' das expulsões de famílias afegãs do Irã

ONU denuncia aumento 'alarmante' das expulsões de famílias afegãs do Irã

O Irã expulsou o dobro de famílias afegãs em maio em comparação com o mês anterior, denunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM) nesta terça-feira (3), chamando a tendência de "alarmante". 

"O aumento significativo no número de famílias deportadas é particularmente alarmante, uma tendência nova e preocupante, visto que os deportados nos meses anteriores eram, em sua maioria, homens, jovens e solteiros", denunciou a OIM. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Esta agência da ONU registrou que 15.675 famílias afegãs cruzaram a fronteira do Irã em maio, em comparação com 6.879 em abril. 

Em maio, houve um "aumento acentuado nos retornos forçados de cidadãos afegãos" do Irã, em um momento em que o êxodo de cidadãos afegãos também enfrenta pressão de expulsão de outros países vizinhos, como o Paquistão. 

Esse fluxo através de ambas as fronteiras coloca à prova o "frágil" sistema de recepção e reintegração no Afeganistão, afirmou a OIM, referindo-se à crise humanitária neste país devastado por décadas de conflito e uma grave crise econômica.

cgo/cco/an/mb/aa/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

paquistão irã diplomacia refugiados onu política afeganistão migração

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar