Israel diz estar pronto para 'proteger espaço marítimo' após saída de barco de ajuda da Itália

Israel diz estar pronto para 'proteger espaço marítimo' após saída de barco de ajuda da Itália

A Marinha israelense está preparada para "proteger o espaço marítimo" contra um barco que zarpou da Itália no domingo com o objetivo declarado de entregar ajuda humanitária a Gaza, afirmou nesta terça-feira (3) um porta-voz das forças militares.

"A Marinha está mobilizada dia e noite para proteger o espaço marítimo e as fronteiras de Israel", declarou o general Effie Defrin durante uma coletiva de imprensa televisionada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Também neste caso, estamos preparados", acrescentou, em resposta a uma pergunta sobre o "Madleen", o veleiro que partiu no domingo da cidade italiana de Catânia rumo à Faixa de Gaza.

Defrin assegurou que não entraria em "detalhes" sobre como as forças militares israelenses estão se preparando, mas considerou que o seu país "adquiriu experiência nos últimos anos" e vai agir "em consequência".

O "Madleen", fretado pela Coalizão Flotilha da Liberdade, partiu no domingo com uma dezena de pessoas a bordo, entre elas a ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

O objetivo da missão, segundo a Coalizão, é entregar um carregamento de ajuda humanitária para Gaza, apesar do bloqueio marítimo imposto por Israel ao pequeno território palestino devastado por quase 20 meses de guerra.

O conflito opõe Israel ao movimento islamista palestino Hamas, que desencadeou a guerra após seu ataque no sul do território israelense em 7 de outubro de 2023.

"Juntos podemos abrir um corredor marítimo cívico para Gaza", escreveu a Coalizão nesta terça-feira na rede social X.

A Coalizão Flotilha da Liberdade, fundada em 2010, é um movimento internacional não violento de solidariedade aos palestinos, com uma dimensão humanitária e de reação política contra o bloqueio de Gaza.

No início de maio, o barco "Conscience", com o qual a Coalizão esperava reunir simpatizantes, entre eles Greta Thunberg, em Malta, e depois viajar para Gaza, foi danificado.

Os ativistas suspeitam de um ataque de drones israelenses.

A situação humanitária é desastrosa na Faixa de Gaza, onde "100% da população" está ameaçada pela fome, segundo a ONU.

sa-mj/bfi/mm/sag/arm/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gaza conflito palestinos israel itália

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar