Taylor Swift anuncia que se tornou proprietária de todo seu catálogo musical

Taylor Swift anuncia que se tornou proprietária de todo seu catálogo musical

A cantora e compositora americana Taylor Swift anunciou, nesta sexta-feira (30), que comprou os direitos dos seus primeiros seis discos, pondo fim a uma batalha de seis anos pela propriedade da sua obra.

"Toda a música que eu fiz... agora pertence... a mim", disse a artista em uma carta manuscrita publicada no seu site, na qual agradece aos fãs pelo apoio durante anos de disputa para recuperar os direitos de seus primeiros álbuns de estúdio depois que a gravadora com quem tinha contrato foi vendida.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No verão de 2019, a estrela começou uma batalha pública contra o magnata da indústria musical Scooter Braun depois que sua companhia adquiriu o selo musical ao qual Swift pertencia, dando a ele uma participação majoritária nos "masters" (material original usado para criar discos, CDs e cópias digitais) dos seis primeiros álbuns da artista.

Swift afirmou que tentou ativamente retomar o controle de seus "masters", mas, em novembro de 2020, disse que tomou conhecimento de que os direitos de seus primeiros seis álbuns haviam sido vendidos à companhia da capital privado Shamrock Holdings, por supostamente mais de 300 milhões de dólares.

A disputa acalorada, somada à determinação da cantora para voltar a gravar esses discos, abriu uma discussão sobre quem é o proprietário do trabalho de uma artista, além das condições em que os jovens talentos assinam seus contratos.

O proprietário dos lucrativos "masters" tem poder para determinar como as músicas são vendidas e reproduzidas.

bur-af/db/lm/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua música derechos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar