Síria assina acordo energético de US$ 7 bilhões com consórcio internacional

Síria assina acordo energético de US$ 7 bilhões com consórcio internacional

A Síria assinou um acordo energético de 7 bilhões de dólares (39,8 bilhões de reais) nesta quinta-feira (29) com um consórcio de empresas dos Estados Unidos, Catar e Turquia, com o objetivo de reabilitar seu setor elétrico devastado pela guerra. 

A assinatura ocorreu no palácio presidencial em Damasco, na presença do presidente interino Ahmad al-Chareh e do enviado especial dos EUA para a Síria, Thomas Barrack. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com as autoridades sírias, o projeto gerará 5.000 megawatts, cobrindo aproximadamente 50% das necessidades de eletricidade do país. 

O ministro da Energia da Síria, Mohamed al-Bashir, chamou o projeto de "momento histórico" e "ponto de virada" para o país. 

A guerra civil de 14 anos na Síria devastou sua rede elétrica, deixando a população com até 20 horas de apagões por dia. 

O projeto inclui quatro usinas termelétricas a gás no centro e leste da Síria e um parque solar de 1.000 megawatts no sul. 

Bashir indicou que as usinas utilizariam tecnologia americana e europeia.

lar-lk/nad/ila/cm/meb/mb/aa/dd

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua conflito energia síria turquia catar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar