Canadá amplia emergência por incêndios florestais

Canadá amplia emergência por incêndios florestais

A província de Saskatchewan, no oeste do Canadá, decretou emergência nesta quinta-feira (29) devido aos incêndios florestais, e se tornou a segunda a fazê-lo, depois que 17 mil pessoas foram retiradas da vizinha Manitoba.

"Enfrentamos uma situação muito grave em Saskatchewan", disse em entrevista coletiva o premier da província, Scott Moe. "Estamos implementando todas as medidas possíveis para preparar nossas comunidades."

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cerca de 4 mil moradores foram retirados da província no começo da semana, e é possível que haja mais evacuações, uma vez que não há chuvas previstas. "Parece que a situação vai piorar", indicou Moe.

Manitoba decretou estado de emergência na noite de ontem e ordenou a evacuação de povoados e comunidades indígenas, após a região sofrer o pior início de temporada de incêndios florestais dos últimos anos.

Muitos dos evacuados chegaram hoje a Winnipeg, capital da província, após uma viagem noturna longa e angustiante por estradas congestionadas.

Quase 200 mil hectares de florestas foram queimados somente no último mês, o triplo da média anual dos últimos cinco anos, informou Kirstin Hayward, do serviço de incêndios florestais de Manitoba.

amc/jgc/db/nn/lb/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

canadá clima incendios incêndio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar