Eslováquia autoriza comércio de carne de urso apesar das críticas

Eslováquia autoriza comércio de carne de urso apesar das críticas

A Eslováquia autorizou o consumo de carne de urso nesta quarta-feira (28), uma decisão criticada pela ONG We are Forest, que denunciou "açougues estatais que oferecem carne de animais protegidos", o que incentiva a caça ilegal.

"Se o estado enviar a mensagem de que não se importa com a proteção, os caçadores ilegais só enfrentarão sanções eventuais", disse o ambientalista Marian Hletko, ao reagir à decisão anunciada na segunda-feira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Filip Kuffa, do partido de extrema direita SNS, declarou no Facebook que o Estado ofereceria os animais abatidos para venda, "porque a carne de urso é comestível".

O anúncio ocorre depois que o governo de coalizão formado por vários partidos nacionalistas autorizou o abate de 350 animais no mês passado.

Em abril, a Eslováquia declarou estado de emergência na maioria das regiões devido à presença "indesejável" de mais de 1.300 animais acusados de ataques.

"Não podemos viver em um país onde as pessoas têm medo de entrar na floresta", declarou o primeiro-ministro Robert Fico.

Segundo a We are Forest, 92 ursos foram mortos em 2024 no país-membro da União Europeia, que tem 5,4 milhões de habitantes; e outros 52 morreram em acidentes de trânsito ou por caça ilegal.

Os ursos pardos são protegidos na Europa, mas há exceções para a caça.

pv-frj/bg/blb/eg/jvb/lm/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

animais governo ambiente eslovaquia gastronomia lazer

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar