Rei Charles III diz que Canadá enfrenta desafio sem precedentes com ameaça de anexação de Trump

Rei Charles III diz que Canadá enfrenta desafio sem precedentes com ameaça de anexação de Trump

O Rei Charles III afirmou que o Canadá enfrenta "desafios sem precedentes em um mundo que nunca foi tão perigoso desde a Segunda Guerra Mundial", em discurso feito nesta terça-feira, 27, na sessão de abertura das atividades do Parlamento canadense, que foi visto como uma demonstração de apoio ao país diante das ameaças de anexação pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O texto não foi escrito por ele mesmo, mas ele fez comentários próprios.

A repetida sugestão de Trump de que os EUA anexassem o Canadá levou o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, a convidar Charles para fazer o discurso do trono, delineando as prioridades de seu governo para a nova sessão do Parlamento. O rei é o chefe de Estado do Canadá, que é membro da Comunidade das ex-colônias.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o chefe de Estado do Canadá, muitos canadenses estão se sentindo ansiosos e preocupados com as mudanças drásticas no mundo ao seu redor. "Hoje, o Canadá enfrenta outro momento crítico. Democracia, pluralismo, Estado de Direito, autodeterminação e liberdade são valores que os canadenses prezam e que o governo está determinado a proteger", disse.

De acordo com o Rei Charles III, o governo do Canadá protegerá a soberania do país e estimulará a indústria militar canadense ao participar do plano "ReArm Europe" e, assim, "contribuirá, juntamente com parceiros europeus, para a segurança transatlântica".

Ele também disse que o país pode construir novas alianças e uma nova economia que sirva a todos os canadenses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CANADÁ/REI CHARLES III/VISITA/EUA/TRUMP/ANEXAÇÃO/AMEAÇA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar