Dinamarca denuncia possível espionagem dos EUA na Groenlândia
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, denunciou nesta sexta-feira (9) uma possível espionagem dos Estados Unidos na Groenlândia, depois que o jornal Wall Street Journal (WSJ) informou que Washington quer fortalecer sua supervisão do território autônomo dinamarquês cobiçado por Donald Trump.
As tensões estão altas entre Estados Unidos e Dinamarca desde que o o presidente americano declarou repetidamente que quer assumir o controle da Groenlândia, alegando razões de segurança.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Obviamente, você não pode espionar um aliado", disse Mette Frederiksen em Oslo, onde participou de uma reunião dos dez países da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês), que reúne o Reino Unido e os países do norte da Europa.
"Nosso ministro das Relações Exteriores já conversou com os Estados Unidos" sobre o assunto, observou.
A encarregada de negócios dos EUA, Jennifer Hall Godfrey, foi convocada ao ministério dinamarquês no dia anterior, na presença de um representante do governo da Groenlândia.
"Não podemos tolerar o fato de começarmos a espionar uns aos outros. Esta mensagem foi enviada muito claramente hoje", disse o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, ao canal DR na quinta-feira.
"A espionagem americana em Nuuk [capital da Groenlândia] é completamente inaceitável. É desrespeitosa", disse o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen.
Segundo o WSJ, as agências de inteligência foram instruídas a aprender mais sobre o movimento de independência da Groenlândia e sua posição sobre a exploração dos recursos da ilha pelos EUA.
Também foram solicitadas a identificar indivíduos na Groenlândia e na Dinamarca que apoiam os objetivos dos EUA no território autônomo dinamarquês, acrescentou o jornal.
Segundo as pesquisas, a grande maioria dos 57.000 habitantes deste território autônomo dinamarquês quer a independência e não quer que ele seja anexado pelos Estados Unidos.
cbw/ef/pt/meb/zm/aa