Obama parabeniza o papa nascido em Chicago, sua cidade adotiva

Obama parabeniza o papa nascido em Chicago, sua cidade adotiva

O ex-presidente americano, Barack Obama, parabenizou, nesta quinta-feira (8), o recém-nomeado papa Leão XIV, o primeiro pontífice dos Estados Unidos, nascido em Chicago, cidade adotiva do democrata.

"Michelle e eu enviamos nossos parabéns a um conterrâneo de Chicago, sua santidade o papa Leão XIV", escreveu Obama em mensagem na rede social X. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Este é um dia histórico para os Estados Unidos, e rezaremos por ele enquanto começa o trabalho sagrado de liderar a Igreja Católica e dar exemplo a tantos, independentemente de sua fé", acrescentou o ex-presidente democrata sobre o novo papa, que também tem nacionalidade peruana.

O cardeal Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, no estado de Illinois (norte), em 14 de setembro de 1955.

O novo líder da Igreja Católica foi coroinha em uma das igrejas do sul da cidade, segundo o jornal Chicago Sun-Times. 

Barack Obama se mudou para Chicago quando tinha pouco mais de vinte anos e deu aulas de direito lá antes de se eleger senador pelo estado de Illinois.

O ex-presidente democrata, Joe Biden, que é devoto do catolicismo, transmitiu seus melhores votos ao novo pontífice pela mesma rede social. 

"Habemus papam - Que Deus abençoe o papa Leão XIV de Illinois", afirmou Biden. "Jill e eu o parabenizamos e lhe desejamos sucesso", acrescentou.

O governador de Illinois, o democrata J.B. Pritzker, classificou a eleição de Prevost de "momento histórico".

"Procedente de Chicago, o papa Leão XIV abre um novo capítulo [...] em um momento no qual precisamos de compaixão, unidade e paz", escreveu no X.

cl/jbr/erl/ad/rpr/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua religião papa política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar