Principal clérigo muçulmano da Síria adverte contra conflitos religiosos
O grande mufti da Síria, Osama al-Rifai, o principal clérigo muçulmano do país, alertou, nesta quarta-feira(30), para o risco de "combates" religiosos após confrontos violentos perto de Damasco entre combatentes ligados ao governo islamista e outros da comunidade drusa.
"Irmãos sírios, cuidado com esses combates porque sabemos como começaram, mas ninguém sabe como terminarão", declarou, em um discurso publicado em sua página oficial no Facebook.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Se os combates se ampliarem por nosso país, todos nós — todas as raças, todas as religiões, todas as seitas — perderemos", acrescentou o grande mufti.
Após a queda do ex-presidente sírio Bashar al-Assad, deposto por uma coalizão islamista que tomou o poder em dezembro, Israel aumentou sua abertura em relação a essa comunidade.
No início de março, após confrontos perto de Damasco, Israel ameaçou intervir militarmente se as novas autoridades sírias atacassem os drusos.
Na terça-feira, o governo de transição da Síria, liderado por islamistas, prometeu aos líderes da comunidade drusa que julgará os responsáveis pelos recentes confrontos entre as forças de segurança e combatentes drusos nos arredores de Damasco.