Quatro ex-parlamentares de Hong Kong presos por subversão são libertados

Quatro ex-parlamentares de Hong Kong presos por subversão são libertados

Quatro ex-parlamentares opositores presos após o maior julgamento de ativistas pró-democracia em Hong Kong sob a lei de segurança nacional foram libertados nesta terça-feira (29), após cumprirem suas penas. Eles foram os primeiros entre os 45 condenados a recuperar a liberdade.

Autoridades usaram uma lei de segurança nacional imposta por Pequim para acusar de subversão 47 pessoas, entre elas alguns dos ativistas pró-democracia mais conhecidos de Hong Kong, depois que organizaram uma votação primária não oficial em 2020 com o objetivo de garantir a maioria legislativa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os ex-parlamentares soltos foram Claudia Mo, Kwok Ka-ki, Jeremy Tam e Gary Fan. Eles estavam presos desde março de 2021 e receberam em novembro passado a pena mais leve entre os acusados: quatro anos e dois meses de prisão. Sua libertação levou em conta o tempo que eles permaneceram sob custódia antes do julgamento.

As condenações foram criticadas por potências ocidentais e grupos de defesa dos direitos humanos.

hol/dw/ad/nn/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

hongkong china política prisão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar