Charles e Camilla comemoram 20º aniversário do polêmico casamento

Charles e Camilla comemoram 20º aniversário do polêmico casamento

O rei Charles III e a rainha Camilla comemoram seu 20º aniversário de casamento em Roma nesta quarta-feira (8), uma união que, na época, causou alvoroço no Reino Unido e abalou a monarquia.

Charles, 76 anos, e Camilla, 77 anos, que se conhecem há mais de meio século, não terão muito tempo para desfrutar de suas 'bodas de porcelana' em particular.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Eles terão um dia cheio de eventos oficiais nesta quarta-feira, terminando com um banquete em Roma como parte de sua visita oficial de quatro dias à Itália, que começou na segunda-feira.

O rei está em tratamento desde fevereiro de 2024 para curar um câncer, cuja natureza nunca foi revelada.

Charles precisou ir ao hospital em 27 de março para um check-up após sofrer "efeitos colaterais" do tratamento, mas insistiu em fazer a viagem com sua "amada esposa".

Os monarcas britânicos são um casal simpático, "quase da mesma idade, com os mesmos amigos, o mesmo senso de humor", explica à AFP o especialista em realeza Richard Fitzwilliams, que também enfatiza o senso de dever de ambos.

"Ela o faz rir, e isso é importante neste momento de crise", acrescenta, descrevendo o rei como "um paciente impaciente" que é difícil de convencer de que precisa trabalhar menos.

- "Enormes obstáculos" -

O casamento deles, após um relacionamento longo e controverso, teve que superar "enormes obstáculos - constitucionais, políticos, religiosos, sem falar na família", lembra Fitzwilliams.

Por exemplo, a rainha Elizabeth II, mãe de Charles, demorou a aceitá-la.

A questão de saber se um futuro rei poderia se casar com uma mulher divorciada causou polêmica.

A opinião pública também se opôs em 70%, segundo uma pesquisa, fiel à princesa Diana, primeira esposa do príncipe Charles, de quem se divorciou antes de morrer em 1997 em um acidente de trânsito em Paris.

A rainha Elizabeth não compareceu ao casamento civil de Charles e Camilla no Windsor Town Hall, a oeste de Londres, que reuniu cerca de 30 pessoas em 9 de abril de 2005.

Mas compareceu à bênção do casamento na Capela do Castelo de Windsor e foi a anfitriã de uma recepção para os recém-casados.

- "Apoio incondicional" -

Charles III e Camilla já declararam publicamente o afeto um pelo outro. Após a coroação conjunta na Abadia de Westminster, em 6 de maio de 2024, o rei prestou uma homenagem comovente à Camilla.

"Ela tem sido meu apoio incondicional durante todo esse tempo e sou profundamente grato a ela", disse Charles III na época.

Camilla, em 2022, em uma declaração ao The Telegraph, também elogiou seu marido.

"Já passamos por muitas provações juntos e nos conhecemos bem. Ele é um homem muito gentil (...) e apoiamos um ao outro, o que é muito importante", disse Camilla na época.

bd/alm/psr/zm/jmo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

realeza gente gb italia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar