Trump ordena revisão de proposta da Nippon Steel para aquisição da US Steel
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta segunda-feira (7) o início de uma revisão da proposta de aquisição da siderúrgica americana US Steel por parte de sua rival japonesa Nippon Steel, uma fusão bloqueada por seu antecessor Joe Biden.
O ex-presidente americano paralisou um acordo avaliado em 14,9 bilhões de dólares (R$ 87,7 bilhões, na cotação atual) para que a companhia japonesa adquirisse a siderúrgica norte-americana, alegando motivos de segurança nacional.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Ordeno ao Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) que realize uma revisão da aquisição da US Steel por parte dos compradores para me ajudar a determinar se pode ser apropriado tomar novas medidas", assegurou Trump em um memorando para seu gabinete.
A revitalização do assunto reacendeu também as esperanças de um eventual acordo, informou a imprensa americana, enquanto as ações da US Steel (USS) disparavam 16% no fechamento do pregão da Bolsa de Valores de Nova York nesta segunda-feira.
As ações da Nippon Steel também subiam nesta terça-feira (data local) na bolsa de Tóquio, 11%, impulsionadas pelo anúncio de Trump.
A USS disse em comunicado enviado à AFP que a medida de Trump "valida a decisão audaz" de seu Conselho de Administração de "desafiar a ordem ilegal do presidente Biden".
David McCall, presidente do sindicato United Steelworkers, se posicionou contra a medida de Trump: "Independentemente de quanto escrutínio receba o acordo USS-Nippon proposto, não altera a ameaça urgente que representa para a nossa segurança nacional e econômica, para o futuro a longo prazo da indústria siderúrgica e dos empregos de nossos membros".
A Nippon Steel anunciou em fevereiro que apresentaria uma "proposta audaz" para investir na US Steel, anunciou um porta-voz governamental japonês.
elm/tu/spi/jgc/dw/arm/atm/rpr