Cortes na ajuda dos EUA são 'sentença de morte para milhões', diz ONU

Cortes na ajuda dos EUA são 'sentença de morte para milhões', diz ONU

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU anunciou, nesta segunda-feira (7), que Washington o notificou sobre novos cortes da ajuda alimentar emergencial em 14 países, o que representaria uma "sentença de morte para milhões de pessoas".

O PMA, que já sofreu uma redução de 40% em seu financiamento para 2025, "está muito preocupado com as notificações recentes do governo americano, indicando que foi encerrado o financiamento da ajuda alimentar de emergência para 14 países", escreveu a agência da ONU em sua conta na rede X. No entanto, não especificou de quais países se tratava.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Se for aplicado, isto representaria uma sentença de morte para milhões de pessoas que enfrentam a fome extrema e a inanição", advertiu.

"Estamos em contato com o governo americano para obter esclarecimentos e pedir que se mantenha o apoio a estes programas vitais", afirmou o PMA.

O PMA não é único organismo da ONU afetado pelos cortes de financiamento americanos.

Os anúncios de cortes na ajuda internacional se multiplicaram desde que o republicano Donald Trump voltou para a Casa Branca, causando inquietação em ONGs e organizações internacionais.

Os Estados Unidos suprimiram 83% dos programas de sua agência de desenvolvimento USAID, que até agora gerenciava um orçamento anual de 42,8 bilhões de dólares (R$ 252 bilhões, na cotação atual).

abd/ev/db/dga/mvv/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua conflito onu política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar