Verstappen supera McLarens e conquista pole do GP do Japão; Bortoleto larga em 17º
Tetracampeão mundial da Red Bull superou os carros do britânico Lando Norris e do australiano Oscar PiastriO piloto holandês Max Verstappen conquistou neste sábado (5) a pole position do Grande Prêmio do Japão, a terceira das 24 etapas da temporada de F1, à frente das McLarens.
O tetracampeão mundial da Red Bull superou os carros do britânico Lando Norris e do australiano Oscar Piastri por apenas 12 e 44 milésimos de segundo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar da aparente superioridade da McLaren, Verstappen fez a volta perfeita na parte final da classificação e evitou assim que a McLaren conquistasse a terceira pole em três corridas este ano.
Parabenizado por seu chefe, Christian Horner, o holandês expressou sua alegria com um grito pelo rádio.
"Fizemos todo o possível para encontrar as melhores configurações no fim de semana. A última volta na classificação foi realmente fantástica. Faremos o nosso melhor amanhã (domingo) para manter a liderança", garantiu o piloto da Red Bull ao sair do carro.
Verstappen conquistou a 41ª pole da sua carreira, a primeira desde a obtida na Áustria em junho passado. O holandês encerra assim uma série de 15 tentativas consecutivas sem sucesso, o seu mais longo jejum em classificações desde 2020.
"Não sei se esta pole position é a mais bonita da minha carreira, mas é tão inesperada que a torna realmente especial", reconheceu Verstappen durante a coletiva de imprensa.
Dominantes desde o início do fim de semana, os pilotos da McLaren, que venceram os dois primeiros GPs da temporada, terão que se contentar com o segundo e terceiro lugares do grid, embora saibam que continuam sendo favoritos para a corrida de domingo.
"Estou satisfeito porque acho que tirei o máximo proveito do carro hoje. As diferenças são realmente pequenas. Parabéns para Max, ele fez um ótimo trabalho e teve uma volta incrível", reconheceu Norris.
"Temos um carro muito bom, por isso estou confiante para a corrida", disse Piastri.
- Tsunoda decepciona -
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) vai largar em quarto lugar, à frente das Mercedes do britânico George Russell e do italiano Andrea Kimi Antonelli.
No terceiro Grande Prêmio de sua carreira, o estreante francês Isack Hadjar (Racing Bulls) conquistou a sétima posição do grid, à frente de seu ídolo britânico Lewis Hamilton (Ferrari). O tailandês Alexander Albon (Williams) e o britânico Oliver Bearman (Haas) completam o Top 10.
Diante do seu público, o japonês Yuki Tsunoda não brilhou na sua primeira sessão de classificação ao volante de um Red Bull, e terminou em 15º, atrás de Liam Lawson, a quem acaba de substituir na Red Bull, e que regressou à Racing Bulls.
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi eliminado no Q1 e vai largar em 17º.
A sessão de classificação foi novamente afetada por um incêndio que provocou a interrupção do Q2. A segunda e terceira sessões de treinos já haviam sido interrompidas duas vezes cada devido a focos de incêndio separados na grama ao redor da pista.
A chuva prevista para a manhã de domingo poderá evitar incidentes semelhantes durante a corrida, que está marcada para começar às 14h00 no horário local (2h00 no horário de Brasília).
--- Grid de largada do GP do Japão de Fórmula 1:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
2ª fila:
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3ª fila:
George Russell (GBR/Mercedes)
Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
4ª fila:
Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-Red Bull)
Lewis Hamilton (GBR/Ferrari)
5ª fila:
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari)
6ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
7ª fila:
Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull)
Yuki Tsunoda (JPN/Red Bull)
8ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/Williams-Mercedes) *
Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)
9ª fila:
Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber-Ferrari)
Esteban Ocon (FRA/Haas-Ferrari)
10ª fila:
Jack Doohan (AUS/Alpine-Renault)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
* Inicialmente 12º no treino classificatório, Sainz foi penalizado com três posições no grid por ter prejudicado Lewis Hamilton (Ferrari) no Q2.
./bds/nb/iga
amk/sag/iga/pc/aam
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente