Zelensky diz no Conselho de Segurança que falta 'forçar a Rússia à paz'

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (24), no Conselho de Segurança da ONU, que deve-se "forçar a Rússia à paz, e que Moscou converteu o Irã e a Coreia do Norte em “cúmplices” do que chamou de "guerra criminosa" na Ucrânia.

“É exatamente isso que faz falta: forçar a Rússia à paz", disse Zelensky, durante uma reunião de nível ministerial sobre a Ucrânia. Um representante russo assistiu ao discurso, em que o líder ucraniano afirmou que os pedidos de paz feitos por Moscou não são sinceros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Sabemos que algumas pessoas no mundo querem falar com Putin para, provavelmente, ouvir que ele está incomodado porque estamos exercendo nosso direito de defender a nossa gente", disse Zelensky, que também mencionou o Irã e a Coreia do Norte, países acusados pelo Ocidente de fornecer armas à Rússia. O Irã negou ter enviado mísseis de curto alcance para aquele país.

"A Rússia não tem razões legítimas para tornar o Irã e a Coreia do Norte cúmplices de fato da sua guerra criminosa na Europa, com suas armas nos matando, matando ucranianos", acrescentou Zelensky. 

sct/af/mar/cjc/mar/lb/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito rússia irã diplomacia coreian ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar