Panamá planeja convocar cúpula regional sobre Venezuela

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, disse nesta terça-feira (6) que planeja convocar uma cúpula regional para decidir em consenso "ações" em favor da democracia na Venezuela, após a contestada reeleição do presidente Nicolás Maduro.

Mulino deseja que participem dessa conferência os 17 países que na quinta-feira votaram por um projeto de resolução no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), que não foi aprovado, mas exigia que Maduro publicasse as atas das eleições.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Solicitei ao Chanceler [Javier] Martínez Acha que converse com seus homólogos da região sobre a possibilidade de organizar uma reunião de Presidentes (17) no Panamá para abordar o tema da Venezuela e ensaiar mais ações que apoiem a democracia e a vontade popular do país irmão", escreveu Mulino no X.

"Espero e confio que a proposta seja aceita em breve", acrescentou o presidente direitista panamenho.

O projeto de resolução na OEA não alcançou a maioria absoluta dos 34 países. Além dos 17 votos a favor, 11 países se abstiveram e não houve votos contra.

Um dia após as eleições de 28 de julho, Mulino retirou seus diplomatas da Venezuela e colocou as relações bilaterais "em suspenso", em resposta à proclamação de Maduro como vencedor pelo órgão eleitoral venezuelano.

Além disso, o Panamá reconheceu na sexta-feira o candidato opositor Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, assim como o Peru e a Argentina, enquanto países como Estados Unidos, Equador, Uruguai e Costa Rica o consideram vencedor das eleições presidenciais de 28 de julho.

Os voos comerciais entre o Panamá e a Venezuela estão suspensos há seis dias.

fj/atm/ic/jb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

venezuela eleições diplomacia panamá cúpula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar