Tempestade tropical Debby ameaça com inundações catastróficas em sua passagem pela Flórida
A tempestade tropical Debby avança nesta segunda-feira (5) pelo norte da Flórida e, segundo as autoridades, ameaça provocar inundações catastróficas no sudeste dos Estados Unidos.
Debby tocou a terra no noroeste da Flórida como um furacão de categoria 1 - em uma escala de 5 - antes de enfraquecer e se tornar uma potente tempestade tropical, com ventos máximos de 110 km/h.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Vimos tempestades significativas, vimos enchentes, vimos e continuaremos a ver inundações em várias partes do estado da Flórida", declarou o governador Ron DeSantis em coletiva de imprensa após a chegada do furacão.
"Isto não é algo que acaba quando a tempestade passa. Há uma ameaça, uma ameaça contínua, para os próximos dias", alertou.
Debby deixou pelo menos um morto em sua passagem pela Flórida. A vítima, um adolescente de 13 anos, estava em uma casa quando uma árvore derrubada pela tempestade a destruiu, indicou o gabinete do xerife do condado de Levy, no oeste do estado.
- Estado de emergência -
A tempestade vai trazer "chuvas extremas", que podem provocar "inundações catastróficas em regiões costeiras da Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte", alertou Michael Brennan, o diretor do centro americano de furacões (NHC).
"Haverá evacuações e resgates de edifícios inundados. As estradas alagadas podem impossibilitar os deslocamentos e dificultar as possíveis evacuações. Algumas vias podem erodir por baixo e criar perigos ocultos", acrescentou.
De acordo com as previsões do NHC, a tempestade atravessará o norte da Flórida nesta segunda e se moverá pelo sul da Geórgia esta noite e na terça antes de alcançar a costa da Carolina do Sul.
O presidente Joe Biden aprovou no domingo uma declaração de emergência para a Flórida, que permitirá a aceleração da ajuda federal.
Os governadores da Geórgia e da Carolina do Sul fizeram o mesmo para seus estados.
DeSantis indicou que 143.000 habitantes estavam sem eletricidade nesta segunda, mas que várias equipes estavam mobilizadas para restabelecer a energia o quanto antes.
A Patrulha de Fronteira dos EUA anunciou no X um benefício inesperado do furacão: seus ventos empurraram 25 pacotes de cocaína para a costa de Florida Keys, no sudoeste do estado, onde foram apreendidos. O carregamento tem um valor de mercado de mais de US$ 1 milhão (mais de 5 milhões de reais), disse um oficial.
Em julho, o furacão Beryl, excepcionalmente precoce, atingiu o sul dos Estados Unidos e deixou várias pessoas mortas.
De acordo com as previsões do Escritório de Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), a temporada de furacões do Atlântico deste ano - que vai de junho a novembro - está se moldando para ser particularmente difícil devido às altas temperaturas do oceano que aumentam a intensidade dessas tempestades.