Democratas querem acelerar nomeação de Biden como candidato

O Partido Democrata anunciou nesta quarta-feira (17) que deseja acelerar o processo de nomeação de Joe Biden como candidato presidencial por meio de um sistema de votação virtual, para a insatisfação daqueles que querem que ele passe o bastão.

O sistema permitiria que os democratas votassem eletronicamente durante a primeira semana de agosto, em vez de esperarem pela Convenção Democrata, prevista para começar em 19 de agosto, em Chicago. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com uma pesquisa recente, quase dois terços dos democratas querem que o presidente de 81 anos abandone a disputa, depois de seu desastroso debate em junho contra o rival republicano Donald Trump. Diversos parlamentares democratas, incluindo o influente Adam Schiff, pediram a Biden que abrisse o caminho para outro candidato.

O grupo encarregado de organizar a Convenção Nacional Democrata anunciou que se reunirá na próxima sexta-feira para discutir uma possível votação virtual. Entretanto, “nenhuma votação virtual começará antes de 1º de agosto”, ressaltou o grupo organizador em carta entregue aos democratas, à qual a AFP teve acesso. “Não haverá precipitação”, afirma a carta. 

Líderes democratas consideram necessário que a votação virtual comece antes do dia 7 de agosto, prazo estabelecido pelo estado de Ohio para a apresentação de candidaturas. Alguns membros do partido, no entanto, estão descontentes com a antecipação da votação e vão manifestá-lo em carta.

dk/ev/erl/val/ln/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua eleições política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar