Sérvia está disposta a assumir 'compromissos' sobre Kosovo, garante seu premiê à AFP

A Sérvia está "disposta a discutir" e a chegar a um "compromisso" na disputa com a sua antiga província do Kosovo, disse o primeiro-ministro sérvio, Milos Vucevic, à AFP nesta terça-feira (25), véspera de uma reunião, a primeira em quase um ano, com o seu homólogo do Kosovo.

"Compromissos significam que ninguém ganha ou perde completamente", disse Vucevic. "É melhor sentar, reunir-se, conversar, tentar conversar. Tudo em vez de uma escalada", acrescentou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"As grandes nações, os grandes Estados, não são grandes por causa do seu território, mas pela sua responsabilidade na busca da paz e do compromisso", insistiu Vucevic, que na quarta-feira se reunirá em Bruxelas com o chefe do governo do Kosovo, Albin Kurti.

O Kosovo declarou sua independência em 2008, uma década depois de uma guerra entre guerrilhas separatistas com as forças sérvias.

Mas a Sérvia nunca reconheceu a divisão deste território de 1,8 milhão de habitantes, a grande maioria de etnia albanesa.

Desde que assumiu o cargo em maio, Vucevic tenta encontrar um equilíbrio delicado que permita à Sérvia, que possui reservas significativas de lítio, abrir negociações para aderir à União Europeia e permanecer equidistante entre o leste e o oeste.

oz-cbo/jt/js/eg/aa/yr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Kosovo diplomacia Sérvia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar