Ambiciosa, Holanda estreia na Euro-2024 contra Polônia sem Lewandowski

A Holanda estreia na Euro-2024 com otimismo neste domingo às 10h00 (horário de Brasília) em Hamburgo, na Alemanha, contra a Polônia, fragilizada pela lesão de seu principal jogador, o astro Robert Lewandowski.

As duas seleções disputam uma partida que já pode ser considerada decisiva no grupo D, em que a França, grande favorita, enfrenta a Áustria na segunda-feira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em Hamburgo, o jogo será equilibrado entre duas equipes que vêm de vitórias nos dois amistosos de preparação que tiveram: a Holanda goleou o Canadá (4-0) e a Islândia (4-0), e a Polônia venceu a Ucrânia (3-1) e a Turquia (2-1).

"As nossas vitórias nos deram confiança antes de enfrentarmos uma boa seleção polonesa", afirmou o técnico holandês Ronald Koeman.

"Somos difíceis de derrotar", alertou o zagueiro da 'Oranje' Matthijs de Ligt, destacando que a sua equipe tem jogadores em alguns dos melhores clubes europeus.

"Temos fome de resultados, de ganhar alguma coisa", declarou Denzel Dumfries, de 36 anos, após o único título da Holanda, a Euro-1988.

"Agora temos vários jogadores com a experiência necessária na fase final, temos que usar isso a nosso favor", comentou o atacante da Inter de Milão, um dos líderes do vestiário.

"O mais importante durante uma Eurocopa ou uma Copa do Mundo é manter a calma", garantiu Dumfries, para quem "a dinâmica de grupo é muito boa graças aos jogadores que viveram muitas coisas e podem orientar aqueles que estão vivendo esta experiência pela primeira vez".

- Mina de talentos -

A Holanda chega à Alemanha com um grupo repleto de jovens promessas, como Jeremie Frimpong, de 23 anos, que acaba de completar uma temporada espetacular no Bayer Leverkusen e que pode ocupar a vaga de Dumfries no time titular.

Esse é também o caso de Xavi Simons, que convenceu este ano no Leipzig após chegar por empréstimo vindo do Paris Saint-Germain. Embora precise transferir essa boa impressão para a seleção, seu talento aos 21 anos já é evidente.

Outros que combinam juventude e talento são o meio-campista do Milan, Tijjani Reijnders, e Ian Maatsen, finalista da Liga dos Campeões pelo Borussia Dortmund.

Estas jovens promessas servem de consolo após os desfalques de Frenkie de Jong e Teun Koopmeiners para as dezenas de milhares de torcedores holandeses, que tomaram as ruas de Hamburgo desde este sábado.

As lesões também são um problema para a Polônia, que, ao contrário do seu adversário de domingo, não tem tantos jovens talentos.

A lesão muscular na última partida de preparação de Robert Lewandowski, um dos melhores atacantes do mundo, é a maior desvantagem dos poloneses.

O astro de 35 anos perderá o jogo de domingo e ainda não tem garantia de disputar a segunda partida do torneio.

"No que diz respeito a Robert, há progressos. A equipe médica está fazendo todo o possível para ajudá-lo a se recuperar", garantiu o técnico Michal Probierz na sexta-feira.

Ao longo da semana, o treinador teve que dar informações sobre as condições físicas de outros jogadores que chegaram lesionados, como o zagueiro Pawel Dawidowicz e o atacante Karol Swiderski, que machucou o tornozelo comemorando o gol contra a Turquia, mas poderá jogar contra a Holanda.

O maior desfalque polonês para o torneio é o do atacante da Juventus, Arkadiusz Milik. Apesar de tudo, Probierz segue confiante.

"Respeitamos a seleção holandesa e os seus resultados", reconheceu o treinador polonês, antes de avisar: "Mas não temos medo".

bap-bnl-bo/lve/pm/dam/eb/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fbl 2024 Eurocopa Alemania NED POL GrupoD Robert Lewandowski Ronald Koeman Matthijs de Ligt Denzel Dumfries Jeremie Frimpong Xavi Simons Tijjani Reijnders Ian Maatsen Frenkie de Jong Teun Koopmeiners Robert de Pinho de Souza Michal Probierz Pawel Dawidowicz Karol Swiderski Arkadiusz Milik

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar