Últimas passagens de fronteira fechadas entre Espanha e França são reabertas
As últimas passagens fronteiriças entre Espanha e França que permaneciam fechadas desde o princípio de 2021 para lutar contra a imigração ilegal serão reabertos ao trânsito, tal e como pedia a população local, anunciaram nesta sexta-feira (7) as autoridades francesas.
Várias passagens fronteiriças, situadas em rodovias secundárias, foram fechadas pelo Estado francês nos Pirineus, do País Basco à Catalunha, uma medida criticada pelos moradores da fronteira e pela Espanha.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Com a reabertura administrativa das quatro passagens autorizadas dos Pirineus Orientais, todas as passagens fronteiriças entre França e Espanha estão reabertas", declarou à AFP a prefeitura do departamento francês dos Pirineus Orientais.
"Estes eixos serão reabertos em breve para dar tempo às operações de remoção de obstáculos físicos colocados nas vias de circulação", detalhou a prefeitura em um comunicado.
A entidade destacou que o Estado francês seguirá efetuando controles fronteiriços e que "a cooperação policial entre França e Espanha será reforçada no contexto desta reabertura".
O fechamento de Col de Banyuls, uma das quatro passagens dos Pirineus Orientais, suscitou críticas em ambos os lados da fronteira, especialmente dos trabalhadores fronteiriços e sazonais.
Seguindo o exemplo de outros departamentos dos Pirineus, os Pirineus Orientais proibiram o trânsito nessas passagens fronteiriças a partir de 11 de janeiro de 2021, alegando "ameaça terrorista" e "movimentos sustentados" de migrantes.
Inicialmente, foram fechadas em 2021 cerca de 15 passagens fronteiriços com Espanha.
ap/cbn/hgs/dga/rpr/mvv