Netanyahu não discursará no Congresso dos EUA em 13 de junho, diz seu gabinete
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou que ele vá pronunciar um discurso perante o Congresso dos Estados Unidos em 13 de junho, como reportaram meios de comunicação americanos, informou nesta terça-feira (4, noite de segunda em Brasília) a imprensa israelense.
A equipe de Netanyahu declarou à mídia israelense que a data de sua intervenção no Congresso não havia sido definida, mas enfatizou que não será em 13 de junho porque interfere com festividades judaicas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Anteriormente, os meios de comunicação americanos Politico e Punchbowl News haviam indicado que Netanyahu havia aceitado o convite de democratas e republicanos para comparecer ao Congresso nessa data.
Em um comunicado divulgado no sábado por seu gabinete, Netanyahu disse estar "satisfeito com o privilégio de representar Israel perante as duas câmaras do Congresso e dizer-lhes a verdade sobre nossa guerra justa contra aqueles que buscam nos matar".
O convite chega após meses de tensões entre o premiê israelense e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no contexto do conflito em Gaza desencadeado por um ataque sem precedentes do grupo islamista Hamas em 7 de outubro.
bur-gl/phs/dbh/arm/am