Austrália: 30 pinguins aparecem mortos em praia em um só dia

Autoridades ambientais estão investigando caso, mas a causa das mortes ainda é desconhecida; região já teve quase 70 relatos de pinguins mortos em 2024

Pelo menos 30 pinguins-azuis foram encontrados mortos em uma praia na cidade de Goolwa, na Austrália, nesse domingo, 5. As informações são da imprensa local.

Segundo o ambientalista e pesquisador Stephen Hedges, que estuda os pinguins da região, os casos de mortes de pinguins são frequentes, e ele recebe relatos diversas vezes por semana. O desse domingo, porém, é o maior relatado recentemente: habitualmente, apenas um ou dois animais são encontrados sem vida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, disse Hedges, já foram quase 70 mortes de pinguins na região em 2024. Além dos 30 encontrados no domingo, foram 11 animais em fevereiro, 14 em março e 13 em abril deste ano. Os casos têm acontecido em Goolwa e em uma ilha próxima, a cerca de 15 quilômetros da praia.

Após ter sido avisado dos animais, no domingo, por banhistas, o pesquisador contatou o Departamento Ambiental do governo. Uma equipe do órgão responsável por animais silvestres recolheu alguns dos animais para investigação.

Em nota, a entidade pontuou que os testes para determinar a causa da morte levarão semanas para ser concluídos. Segundo o órgão, porém, óbitos de pinguins na região "não são incomuns", e exames feitos em casos anteriores não indicaram a existência de doenças.

As suspeitas principais, até o momento, são de que os pinguins tenham sido atacados por outros animais e se afogaram devido a uma tempestade, ou se perdido durante uma rota migratória e nadado até morrerem de exaustão.

Há ainda a suspeita de que eles tenham sido envenenados por substâncias produzidas por cianobactérias, microorganismos que liberam toxinas que, em grande quantidade, podem levar à morte. Em março deste ano, o rio Murray, que passa por Goolwa, teve uma infestação de cianobactérias.

Mais notícias internacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

australia morte pinguins

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar