Jovem descobre tumor raro do tamanho de uma bola de golfe após ser diagnosticada com sinusite

Depois do primeiro diagnóstico de sinusite, em uma tomografia, foi revelado uma massa ao redor do seu olho "do tamanho de uma bola de golfe". Entenda o caso

Uma mulher de 28 anos, moradora da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), perdeu um olho após a equipe médica ter tratado seu caso como uma sinusite quando na realidade a paciente tem um câncer raro na cavidade nasal. Annika, com foi identificada, está usando as redes sociais para compartilhar sua experiência angustiante.

A jovem começou a criar conteúdo para o TikTok no fim de dezembro de 2023 e desde então tem utilizado as redes sociais como um diário de sua luta contra o câncer. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Jovem diagnosticada com "sinusite" na verdade tem câncer raro

Em relato feito no Tik Tok, a jovem disse que tudo começou quando começou a sentir um desconforto na parte interna do olho direito em 2023. Com o passar dos dias, as dores se intensificaram, o que causou um inchaço ao redor do olho.

Ao procurar ajuda médica, a jovem foi submetida a uma tomografia computadorizada, que mostrou uma inflamação ao redor dos olhos. Inicialmente, a doença foi tratada como inflamação sinusal. O inchaço diminuiu por algumas semanas, mas retornou. O que a levou a ir novamente ao hospital.

Annika relata que o médico chegou a apalpar ao redor do olho e desconfiou que o caso não se tratava de sinusite. Na segunda tomografia, foi revelado uma massa “do tamanho de uma bola de golfe”, que “não estava lá há apenas três semanas”, contou.

Após diversos exames, o diagnóstico para a estadunidense foi de um carcinoma nasossinusal SMARCB1 Malignidade rara, mas localmente agressiva, que geralmente se apresenta muito tardiamente, com invasão nas órbitas e intracrânio, e compressão dos nervos cranianos adjacentes e seus ramos no momento do diagnóstico, e tem um resultado de sobrevida ruim em estágio 4, que se espalhou para o rosto, pulmões e gânglios linfáticos. 

Tumor descoberto por jovem tem média de 2 casos para cada milhão no Reino Unido

O câncer descoberto pela Annika é muito raro. Para se ter uma ideia, de acordo com o Cancer Research UK, no Reino Unido, por exemplo, são diagnosticados 600 casos a cada ano, o que representa uma média de 2 casos para cada milhão de britânicos.

A quimioterapia começou “quase que imediatamente” e durou nove semanas. Entretanto, houve pouca melhora com o tratamento e ela precisou passar por uma cirurgia ainda em 2023.

“Eles também tiveram que retirar tecido circundante, que incluía meu olho direito. Então o que você vê agora é essencialmente um pedaço da minha coxa preenchendo essa lacuna" contou.

Em uma publicação feita no último dia 10, a jovem contou em vídeo publicado no Tik Tok que infelizmente o tumor voltou e se espalhou por outros órgãos.

“Estou em um plano de tratamento experimental de quimioterapia e imunoterapia para tentar controlar a disseminação do câncer”, conta ao revelar sua luta pela vida. 

 Confira vídeo:

@and_also_annika Just the basics #cancerjourney #cancertok #itsmehi ♬ original sound - And_also_annika


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua cancer raro tiktok linfoma

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar