Piloto tenta embarcar com duas garrafas de licor e ficará 10 meses preso
Laurence Russell compareceu bêbado ao serviço e tentou embarcar com as bebidas em voo transatlântico
Laurence Russell, piloto da Delta Airlines, foi condenado a dez meses de prisão após se apresentar ao serviço bêbado, no aeroporto de Edimburgo, na Escócia. O tribunal divulgou a condenação na última terça-feira, 19.
O piloto ainda tentou embarcar com duas garrafas de licor no voo com destino a Nova York na manhã do dia 16 de junho de 2023.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Russell foi submetido a um teste de bafômetro e um teste de álcool no sangue, e os resultados excederam o limite legal. Ele é cidadão estadunidense e foi demitido após o ocorrido. Os passageiros foram informados que o voo foi cancelado.
Ao tribunal, o piloto admitiu que bebeu na noite anterior
A juíza Alison Stirling informou que uma das garrafas encontradas com Laurence estava aberta e consumida pela metade. Ao ser questionado no momento em que compareceu ao aeroporto, o piloto disse haver bebido na noite anterior.
Ele foi preso e posteriormente, fez um exame de sangue, que também ultrapassou o limite permitido, de acordo com informações da CNN.
O tribunal disse que Russell era um alcoólatra em recuperação. O piloto teria completado com sucesso um programa de tratamento após o incidente e agora estaria em remissão.
Ele também foi pego duas vezes dirigindo alcoolizado, mas não tinha nenhuma condenação na Grã-Bretanha.
Laurence se declarou culpado das acusações em 5 de março, o que contribuiu para a redução de sua sentença de 15 para 10 meses.
Na Escócia, é permitido pilotar um avião com 0,02% de álcool no sangue
Na Escócia, país em que Russell foi preso, é permitido dirigir um carro com até 0,05% de álcool no sangue (ou 50 miligramas por litro). Para pilotar um avião, o limite é 0,02%. Nos Estados Unidos, a concentração permitida é de 0,04%.
Já no Brasil, o limite é 0,3 mg/L de álcool no sangue. Qualquer quantidade superior, é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70.