Foguete Starship, da SpaceX, decola em 3º voo de teste e se perde
A decolagem do foguete de Elon Musk contou com seu enorme propulsor Super Heavy, de 33 motores Raptor, e ocorreu no Texas, por volta das 7h
O gigantesco foguete Starship da SpaceX, que tem como objetivo a longo prazo ser utilizado em viagens à Lua e a Marte, decolou nesta quinta-feira, 14, dos Estados Unidos.
Este é o seu terceiro voo de teste, após duas tentativas que terminaram em explosões no ano passado. O foguete decolou de Boca Chica, no estado do Texas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A SpaceX tinha longa lista de objetivos para este teste, entre eles, efetuar um "retorno controlado", no qual o foguete deve amerissar no Oceano Índico. Mas o Starship se "perdeu" durante retorno à Terra.
Starship: outros lançamentos enfrentaram problemas
O último voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023, mas o contato com a nave no espaço foi perdido rapidamente.
O voo foi inicialmente bem-sucedido, já que o foguete conseguiu chegar ao espaço pela primeira vez. Porém, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados do segundo estágio da nave.
Os engenheiros acreditam que o módulo se perdeu no espaço. O primeiro teste, em abril do mesmo ano, Starship também teve problemas, terminando em uma explosão.
Starship: melhor teste do foguete até o momento
Apesar de a missão ter sido considerada bem-sucedida, minutos após a decolagem, propulsor explodiu, e a empresa de Elon Musk perdeu contato com a cápsula. Nave é a mais poderosa do mundo a chegar ao espaço.
Starship re-entering Earth's atmosphere. Views through the plasma pic.twitter.com/HEQX4eEHWH
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
Ainda no X (antigo Twitter), empresa que também é de Elon Musk, a Space X indicou interesse em reunir informações sobre a reentrada na atmosfera em velocidades superiores à marca de 6.175 km/h. O valor equivale a cinco vezes a velocidade do som, que é de 1 235 km/h.