'Declaração inadequada', diz presidente da Comissão de Relações Exteriores sobre fala de Lula

O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), classificou como 'inadequada' a declaração em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compara a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto.

Lula deu a declaração na Etiópia antes de embarcar de volta para o Brasil. Horas depois, o primeiro-ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu à fala do petista e disse que convocaria o embaixador brasileiro no país para uma reprimenda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Independentemente da consequência diplomática, isso obviamente vai depender do posicionamento da embaixada, do próprio embaixador de reafirmar ou não essas posições do presidente, fato é que uma declaração que se mostrou inadequada. Mais uma", declarou o deputado ao Broadcast Político.

"Esperamos que no próximo pronunciamento ele Lula conserte esse equívoco", disse ele. De acordo com o deputado, há consequências "já relevantes" da fala do presidente. Barbosa citou "repulsa" do povo israelense. "É uma fala desconexa com a realidade nossa e obviamente também não é o pensamento do parlamento", declarou o deputado.

As comissões da Câmara ainda não foram instaladas neste ano. Quando voltarem a funcionar, Paulo Alexandre Barbosa deverá ser substituído por um novo presidente ainda a ser eleito pela Comissão de Relações Exteriores. Ele chegou ao cargo em 2023, e os chefes dos colegiados costumam ficar um ano no posto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Israel guerra Hamas Lula declração Alexandre Barbosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar