Osaka cai na Austrália em seu retorno; Medvedev e Tsitsipas sofrem

Seis meses depois de dar à luz sua primeira filha, Shai, a tenista japonesa Naomi Osaka retornou aos Grand Slam com uma derrota para a francesa Caroline Garcia (19ª) nesta segunda-feira (15), na primeira rodada do Aberto da Austrália, enquanto na chave masculina dois finalistas do torneio, o russo Daniil Medvedev (3º) e o grego Stefanos Tsitsipas (7º), tiveram dificuldades para avançar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Osaka, ex-número 1 do mundo e dona de quatro títulos de Grand Slam (dois na Austrália), voltou ao circuito em 2024 no WTA 500 de Brisbane, onde caiu na segunda rodada para a tcheca Karolina Pliskova.

Nesta segunda-feira, ela teve uma quebra de serviço contra na partida, que Garcia aproveitou para levar a vitória na Rod Laver Arena.

"Acho que foi um bom jogo para mim, acredito que dei o máximo. Foi bonito estar de volta", disse a japonesa de 26 anos.

Atual número 4 do mundo e ganhadora de seu primeiro título de Grand Slam no US Open de 2023, a americana Coco Gauff estreou com uma vitória sobre a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova (68ª) em apenas 59 minutos (6-3 e 6-0).

"Eu me soltei e tudo se encaixou. Fico sempre um pouco nervosa nas primeiras rodadas de Grand Slam, estou feliz por ter controlado as emoções", disse a jogadora que irá completar 20 anos em março.

A brasileira Bia Haddad, número 12 do mundo, também avançou na chave feminina, com vitória sobre a tcheca Linda Fruhvirtova (84ª).

Bia fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6 e 6-2, em duas horas e 18 minutos.

"Uma overdose de estresse". Assim explicou o francês Terence Atmane a crise de cãibras que o obrigou a desistir do jogo contra Medvedev, quando tinha colocado o ex-número 1 do mundo contra as cordas.

"Comecei a sentir as cãibras no final do segundo set. No quarto, era impossível continuar. É a primeira vez que isso me acontece. Está 100% ligado ao estresse. É difícil de sacar", explicou Atmane (144º), que disputava seu primeiro jogo de Grand Slam.

Medvedev, que entrou em quadra pela primeira vez em 2024, venceu o duelo com parciais de 5-7, 6-2, 6-4 e 1-0, em pouco mais de duas horas e meia.

"Com a tensão e o calor, não foi fácil fisicamente. Estou feliz por ter sido o mais forte", disse o russo.

Assim como Medvedev, Tsitsipas perdeu a primeira parcial contra o belga Zizou Bergs (129º), mas conseguiu a vitória por 3 sets a 1, parciais de 5-7, 6-1, 6-1 e 6-3.

Em outros resultados da chave masculina, o americano Ben Shelton (16º) passou pelo espanhol Roberto Bautista (72º), enquanto o chileno Nicolás Harry (18º) foi surpreendido pelo italiano Flavio Cobolli (100º).

E no último jogo da rodada, o canadense Felix Auger-Aliassime (30º) venceu o austríaco Tominic Thiem (92º) em um duelo de cinco horas de duração, com parciais de 6-3, 7-5, 6-7 (5/7), 5-7 e 6-3.

O veterano britânico Andy Murray, cinco vezes finalista do torneio, foi eliminado pelo argentino Tomás Etcheverry em três sets (6-4, 6-2 e 6-2).

Murray, de 36 anos, impôs uma forte resistência em um primeiro set de 61 minutos, mas Etcheverry terminou dominando o confronto.

"Existe a possibilidade de este ter sido meu último jogo aqui. Minha família, minha equipe... falei com todos e eles sabem o que eu penso e onde gostaria jogar para encerrar minha carreira e quando seria. Ainda não tomei uma decisão e preciso pensar e ver exatamente quando", anunciou o britânico.

"É muito difícil para mim jogar com uma lenda como Andy", declarou Etcheverry, 12 anos mais novo que Murray. "Ele é um dos meus ídolos, mas hoje fui muito bem. Só tentei fazer meu jogo e me concentrar nos pontos", acrescentou o argentino.

es-pm/mcd/cb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

WTA 2024 tênis ATP AUS Hugo Gaston Anna Schmiedlová Caroline Dolehide Quentin Halys Cori Gauff Caroline Garcia Stanislas Wawrinka Stefanos Tsitsipas Luca Van Assche Zinedine Zidane Adrian Mannarino Daniil Medvedev Naomi Osaka Diane Parry Varvara Gracheva

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar