Já é 2024: países da Oceania e Ásia são os primeiros a celebrar virada do ano

Nova Zelândia foi o primeiro a comemorar chegada do ano novo; mudança se deve aos diferentes fuso-horários do planeta

O ano de 2024 já chegou em alguns lugares da parte oriental do planeta. Por volta das oito da manhã, no horário de Brasília, a Nova Zelândia foi o primeiro país a receber o ano novo. A diferença ocorre em razão dos 24 fuso-horários do globo terrestre, que determinam um horário diferente em cada fração da Terra.

Na maior cidade do país, Auckland, moradores e turistas contemplam a queima de fogos feita no topo da torre de comunicação Sky Tower. O evento ocorre à meia-noite em ponto e é uma das principais opções para a virada do ano no local, que também é famoso por baladas festas na virada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outros países da Oceania, como a Austrália, também têm suas pomposas celebrações para receber o ano que se inicia. Em Sydney, uma das cidades mais populosas do país, uma enorme queima de fogos foi disparada no porto para celebrar a chegada do novo ciclo.

Devido a sua grande extensão, a Rússia foi o primeiro país europeu a entrar em 2024, antes mesmo dos asiáticos. Cidades como Anadyr e Magadan, mais a leste do país, já estão vivendo a primeira madrugada do ano novo.

Os próximos a dar partida na contagem regressiva serão os países da Ásia, como Índia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte, que devem bater os sinos por volta do meio-dia no horário de Brasília.

Também já comemoraram a passagem de ano países localizados no Sudeste Asiático, como Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietnã e Indonésia.

Também já é 2024 nos países localizados nos Emirados Árabes, como Dubai. O Catar, por sua vez, realizou uma grande festa com queima de fogos multicoloridos na cidade Lusail. 

Os próximos que comemorarão a chegada de um novo ano serão os localizados no restante da Europa e África. (Colaborou Lara Vieira)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

paises ano novo mundo paises ja é ano novo reveillon mundo festas ano novo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar