Ataque nuclear contra EUA seria fim do regime da Coreia do Norte, diz Casa Branca

Os Estados Unidos reiteraram, neste sábado (16), sua advertência à Coreia do Norte, garantindo que qualquer ataque nuclear contra o país resultará "no fim do regime de Kim".

Uma declaração conjunta do Grupo Consultivo Nuclear EUA-Coreia do Sul também afirmou que um ataque nuclear de Pyongyang contra Seul "receberá uma resposta rápida, esmagadora e decisiva".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Os Estados Unidos reafirmaram seu compromisso inabalável em oferecer uma dissuasão ampliada à República da Coreia, apoiada por toda a gama de capacidades americanas, incluindo a nuclear", acrescenta o comunicado divulgado pela Casa Branca.

O presidente americano, Joe Biden, já havia emitido um aviso similar em abril, quando afirmou que um ataque nuclear por parte da Coreia do Norte "provocaria o fim" do governo de Pyongyang, liderado por Kim Jong-un. Cinco meses antes, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, pronunciou-se nessa mesma linha.

No ano passado, a Coreia do Norte se declarou uma potência nuclear "irreversível" e reiterou, em diferentes ocasiões, que nunca abandonará seu programa nuclear, por considerá-lo essencial para sua sobrevivência.

Em novembro passado, Pyongyang pôs em órbita, com sucesso, um satélite espião militar e, desde então, afirma que o dispositivo fornece-lhe imagens das principais instalações militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

md/bbk/dg/mel/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito diplomacia CoreiaSul CoreiaNorte nuclear

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar