Brasileiros cruzam fronteira entre Gaza e Egito: "Rezem por nós"
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, duas pessoas que constavam na lista original de nomes decidiram permanecer na Faixa de Gaza
22 brasileiros cruzaram a passagem de Rafah, que separa a Faixa de Gaza do Egito, neste domingo, 12. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Segundo o órgão, duas pessoas que constavam na lista original de 34 nomes decidiram permanecer em Gaza. Na lista de 32 pessoas, estão esses 22 brasileiros e mais sete palestinos portadores de Registro Nacional Migratório, além de sete palestinos familiares dos brasileiros - ao todo, são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Os brasileiros foram incluídos na lista de estrangeiros autorizados a deixarem Gaza na sexta-feira, 10, mas pouco depois da liberação, a fronteira foi fechada e só poderia ser reaberta para passagem de feridos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um dos repatriados neste domingo é Hasan Rabee. Ele estava na Faixa de Gaza para visitar a mãe quando ele e sua família ficaram presos após a reação de Israel ao ataque terrorista do Hamas em território israelense.
No Instagram, Hasan registrou o momento em que os brasileiros chegam à fronteira. “Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós”, narrou o brasileiro.
“Já estão chamando os nossos nomes. Tenho o papel da saída agora”, disse Shahed Al-Banna, de 18 anos, também uma repatriada. Nas últimas semanas, ela e Hasan relataram o cotidiano de ansiedade e restrições causadas pela guerra, tornando-se figuras conhecidas.
32 brasileiros deixam Gaza: procedimentos pós-fronteira
Após adentrar o Egito, os brasileiros foram recebidos “por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, disse o Itamaraty em publicação no X (antigo Twitter).
Na sequência, o grupo deve ser encaminhado, em um ônibus fretado pelo Governo Federal, a um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, realizará o voo de volta às terras brasileiras.
Este será o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início de outubro, quando começou o conflito entre Israel e Hamas. Com o décimo voo concluído, a Operação Voltando em Paz acumulará 1.477 passageiros e 53 animais domésticos transportados do Oriente Médio para o Brasil.
32 brasileiros deixam Gaza: chegada ao Brasil
Há uma operação de acolhimento estruturada para receber os 32 brasileiros repatriados, disse o MRE. Serão ofertados serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
O grupo ficará hospedado em Brasília por dois dias. Secretário nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho afirmou que parte do grupo tem familiares no País.
“Quase metade do grupo não tem onde ficar, mas o Governo já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas, no interior de São Paulo”, explicou.
Augusto destacou que a atenção dada pelo Governo Federal aos repatriados não tem prazo: “Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao nosso país. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna”.
Com informações de Agência Estado e do repórter João Paulo Biage