Tribunal da Colômbia rejeita arquivamento de caso contra Uribe

A Justiça da Colômbia negou, nesta sexta-feira (6), o pedido de um promotor para arquivar a investigação por suborno contra o ex-presidente Álvaro Uribe, um dos casos mais notórios e politizados dos últimos anos no país.

O Tribunal Superior de Bogotá considerou que existem provas suficientes para dar prosseguimento às investigações contra um dos políticos mais influentes deste século no país pelos crimes de suborno e fraude processual.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Com os meios de conhecimento compilados até agora pelo Ministério Público, é inviável, por ora, aceitar o pedido da Procuradoria-Geral da República" para arquivar o processo, disse o juiz Carlos Andrés Guzmán, durante audiência pública em Bogotá.

Esta é a terceira vez que um tribunal rejeita um pedido da promotoria para arquivar a investigação contra o ex-presidente (2002-2010), em meio a um processo com avanços e retrocessos iniciado em 2012.

Após a decisão, a promotoria tem seis meses para apresentar a acusação contra Uribe ou voltar a pedir o arquivamento do caso. Poderá ser o primeiro chamado de um ex-presidente a julgamento criminal na história do país por crimes puníveis com até oito anos de prisão.

vd/lv/cjc/lb/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Colômbia justiça direitos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar