Três pessoas morrem após beber milkshake contaminado nos EUA
As bebidas estavam contaminadas com bactérias. Outras três pessoas foram hospitalizadas
Três pessoas morreram e outras três foram hospitalizadas após ingerir milkshake contaminado com bactérias em um restaurante na cidade de Tacoma, em Washington, Estados Unidos. O alimento continha bactérias Listeria monocytogenes, que transmitem listeriose.
O local pertence a rede de fast food Frugals. Em comunicado, a empresa afirmou que irá colaborar com as investigações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Duas pessoas que foram hospitalizadas disseram às autoridades de saúde que consumiram milkshakes do Frugals antes de adoecerem.
Surto de infecções por milkshake nos EUA
Segundo as autoridades de saúde americanas, as máquinas de milkshake da filial da rede de fast food não foram limpas corretamente, levando à presença das bactérias. O país vive surto de listeriose, infecção bacteriana transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados.
O surto teve início em fevereiro de 2023. Seis pessoas foram hospitalizadas, entre fevereiro e julho deste ano, por contaminação pelo milkshake. Três delas morreram, segundo o departamento de saúde de Washington.
“Estamos com o coração partido e lamentamos profundamente qualquer dano que nossas ações possam ter causado”, informou a empresa Frugals, no Facebook.
Leia mais
O departamento de saúde afirma que nenhum outro restaurante Frugals foi afetado. Além disso, o restaurante que originou as infecções parou de usar suas máquinas de sorvete em 8 de agosto. Porém a bactéria pode deixar as pessoas doentes até 70 dias depois após o consumo de água ou alimentos contaminados.
"A maioria das pessoas que ingere alimentos contaminados com Listeria não ficará gravemente doente, mas as pessoas grávidas, com 65 anos ou mais e aquelas com sistema imunológico enfraquecido devem ligar para o seu médico se consumirem um milkshake no Frugals de Tacoma entre 29 de maio e 7 de agosto de 2023 e apresentar sintomas", recomendo o departamento de saúde em comunicado.
A infecção pela bactéria Listeria pode ser tratada com antibióticos. Pessoas infectadas geralmente apresentam febre, dores musculares e cansaço. Também podem ter dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio ou convulsões.
Pessoas morrem após consumir milkshake: autoridades identificam origem
A genética de bactérias nos milkshakes mostra que a mesma cepa de Listeria que hospitalizou as seis pessoas entre 27 de fevereiro e 22 de julho (cinco pessoas no condado de Pierce e uma pessoa no condado de Thurston).
Todos os seis pacientes tinham comorbidades que tornavam o seu sistema imunológico menos capaz de combater doenças. Três das seis pessoas hospitalizadas morreram.
Duas pessoas que foram hospitalizadas disseram que comeram milkshakes no Frugals de Tacoma antes de adoecerem.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente