Ucrânia afirma que derrubou 15 drones russos lançados contra Kiev
A defesa aérea ucraniana derrubou 15 drones russos lançados na direção de Kiev na madrugada de quinta-feira (3), anunciou o comandante da administração militar da capital, Sergiy Popko.
As forças ucranianas "detectaram e destruíram 15 alvos aéreos que se aproximavam de Kiev", afirmou Popko no Telegram, que identificou os dispositivos como drones explosivos "Shahed" de fabricação iraniana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"De acordo com as informações disponíveis até o momento, não houve vítimas ou danos na capital", acrescentou.
O alerta aéreo, de número 820 em Kiev desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, durou três horas, informou Popko.
Na noite anterior, o exército ucraniano afirmou que derrubou mais de 10 drones no céu da capital.
A queda dos destroços provocou danos materiais pequenos e não deixou feridos.
Ao mesmo tempo, ataques russos com drones provocaram danos consideráveis na quarta-feira em uma área portuária ucraniana em Izmail, no Danúbio, uma infraestrutura crucial para as exportações de grãos.
Na Rússia, o governador da região de Kaluga, Viacheslav Chapsha, anunciou nesta quinta-feira que a defesa antiaérea derrubou seis drones na área, que fica 200 km ao sul de Moscou.
"Esta noite, seis drones que tentavam atravessar a região de Kaluga foram derrubados pelos sistemas de defesa antiaérea", disse Chapsha.
"Não houve vítimas ou danos", acrescentou o governador.
Nas últimas semanas, os ataques ucranianos com drones contra o território russo aumentaram, em particular contra Moscou e a península anexada da Crimeia.
Na terça-feira, a Rússia afirmou que impediu um ataque de drones em Moscou, mas admitiu que um deles atingiu um prédio da capital, o mesmo edifício que já havia sido alvo de um ataque no fim de semana.
bur/roc /ag/dga