Secretário de Estado dos EUA se reúne com ministros dos países do Golfo
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, reuniu-se, nesta quarta-feira (7), com vários ministros dos países do Golfo e lhes assegurou o apoio dos Estados Unidos, no contexto de alianças em constante mudança na região desde a aproximação entre Irã e Arábia Saudita.
No segundo dia de sua visita, Blinken participou de uma reunião, na capital saudita, dos ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), cuja secretaria geral se encontra em Riade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os Estados Unidos seguem "totalmente envolvidos na parceria" com os países do Golfo, disse Blinken. Um pouco antes, ele havia se reunido com o chefe da diplomacia saudita, Faisal ben Farhane.
Após a reunião, o Departamento de Estado americano anunciou que Washington e Riade decidiram "continuar seus esforços conjuntos para combater o terrorismo, apoiar os esforços para conseguir uma paz duradoura no Iêmen e promover a estabilidade, a segurança (...) na região".
Blinken também se reuniu com Mohamed bin Salman, o príncipe herdeiro e governante de fato da Arábia Saudita, no palácio real de Jidá, no Mar Vemelho.
Na quinta-feira (8), também em Riade, Blinken e Farhane presidem uma reunião da coalizão de países que lutam contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI). Criada em 2014, ela reúne dezenas de países.
A visita do secretário de Estado americano à Arábia Saudita, quase um ano depois da do presidente Joe Biden, ocorre em um momento-chave na região com um jogo de alianças em constante mudança, incluindo a histórica aproximação entre Arábia Saudita e dois adversários americanos, Síria e Irã.
lb/all/pc/mb/dd/tt