Nicarágua premia a maior barriga em concurso que celebra a maternidade

As vencedoras ganharam geladeiras, fogões, berços e produtos para os bebês, além de prêmios em dinheiro

A poucos dias de seu terceiro parto, Verónica Espinoza saiu de casa apesar da chuva para participar de um concurso que premiou a gestante com a maior barriga - uma celebração curiosa da maternidade na Nicarágua.

A futura mamãe, de 36 anos e com 33 semanas de gestação, conta que seus vizinhos a convenceram a participar do concurso, realizado na terça-feira (30), no qual superou outras 14 gestantes, com uma barriga de 56 centímetros do tórax à pelve.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ela disse que ficou "feliz porque pensava (terminar) pelo menos no segundo ou terceiro lugar" do concurso organizado por uma popular emissora de rádio sandinista.

María Mudi ficou com o segundo lugar, com uma barriga de 54 centímetros, e Ángela Vargas com o terceiro, com 51 centímetros.

As vencedoras ganharam geladeiras, fogões, berços e produtos para os bebês, além de prêmios em dinheiro em valores equivalentes a 60 e 140 dólares (aproximadamente 305 e 713 reais na cotação atual).

"Não tinha nada, não comprei nada, por negligência mesmo. Mas agora, graças a Deus, temos", disse Espinoza sobre os prêmios.

Cristian Medina, locutor da La Nueva Radio Ya, emissora que organiza o evento, explicou que esta é sua vigésima edição e que em 2022 a barriga vencedora tinha 57 centímetros. A marca histórica é de 63 centímetros e data de 2015.

Medina afirma que o objetivo deste concurso nacional para "celebrar as mamães" é oferecer apoio a gestantes com poucos recursos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Nicarágua Mulheres sociedade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar