Dirigentes de Armênia e Azerbaijão se reúnem em Bruxelas

Autor AFP Tipo Notícia

Os líderes da Armênia e do Azerbaijão se encontram neste domingo (14), em Bruxelas, em meio ao aumento da tensão na fronteira entre os dois países, que se enfrentam há três décadas pelo controle do enclave de Nagorno-Karabakh.

As conversas entre o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, e o presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, acontecem sob patrocínio do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

A reunião, a quinta desse tipo no âmbito da mediação europeia, começou pouco depois das 8h (Brasília), disse o porta-voz de Michel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente do Conselho Europeu teve uma reunião bilateral com Pashinyan no sábado à noite, e com Aliyev, hoje pela manhã.

Essas conversas se dão após novos confrontos na fronteira entre os dois países do Cáucaso.

No início de maio, intensas conversas entre delegações da Armênia e do Azerbaijão foram realizadas em Washington, D.C., promovidas pelos Estados Unidos.

À época, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, referiu-se a "progressos tangíveis" e considerou que um acordo de paz estava "à vista".

Na quinta-feira (11), os Estados Unidos pediram aos dois líderes que chegassem a um acordo para "afastar suas tropas ao longo da fronteira".

Um novo encontro entre Pashinyan e Aliyev está previsto para 1º de junho, na Moldávia, à margem da segunda cúpula da comunidade política europeia.

Além de Charles Michel, participarão o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

alm/bat/mab/eg/gc/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE Armenia Azerbaijão conflito diplomacia Olaf Scholz Ilham Aliyev Nikol Pachinian Charles Michel Emmanuel Macron

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar