Rússia quer modernizar a defesa aérea de Moscou
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigo, anunciou planos nesta quarta-feira (22) para modernizar a defesa antiaérea da capital Moscou, à medida que os ataques de drones ucranianos em território russo se multiplicam.
"Este ano completaremos a modernização do sistema de defesa antimísseis de Moscou", disse Shoigo, segundo as agências de notícias russas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo ele, entre outras coisas, serão formadas duas novas unidades de defesa aérea com sistemas de mísseis ar-terra S-350 de nova geração.
"Paralelamente, vamos concluir a construção de 621 infraestruturas militares para as necessidades da força aérea", acrescentou o ministro russo.
A capital russa nunca foi diretamente afetada por ataques desde o início do conflito na Ucrânia. No entanto, em fevereiro, um avião ucraniano caiu a cerca de 100 quilômetros de Moscou sem causar danos.
Em janeiro, imagens divulgadas nas redes sociais mostraram a instalação em Moscou dos sistemas Pantsir S-1, destinados à interceptação de mísseis de cruzeiro e balísticos.
Os ataques de drones se multiplicaram nos últimos meses no território russo e na anexada Crimeia, e várias bases aéreas russas - algumas a centenas de quilômetros do front - foram atacadas.
Nesta quarta-feira, os militares russos afirmaram que impediram um ataque de drone que não causou vítimas no porto de Sebastopol, na Crimeia.
bur/pz/mab/zm/aa