Manifestação contra Netanyahu no aeroporto de Tel Aviv contra reforma judicial em Israel

Os israelenses, que se opõem à polêmica reforma judiciária do governo de Benjamin Netanyahu, manifestaram-se no aeroporto de Tel Aviv nesta quarta-feira (15), de onde o primeiro-ministro deve partir para uma visita oficial a Berlim.

Os manifestantes colocaram cartazes com frases como "Não volte!", ou "Ditador em fuga", nos terminais do aeroporto Ben Gurion, observou um jornalista da AFP.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Desde o anúncio do projeto de lei no início de janeiro, houve grandes manifestações no país.

Os manifestantes veem na reforma - que pretende limitar as prerrogativas da Suprema Corte - uma ameaça à democracia.

No início da tarde, um comboio de veículos com bandeiras israelenses circulava entre os terminais, dificultando o acesso ao aeroporto.

O comboio é formado por veteranos do Exército israelense. Alguns deles participaram da operação de 1976 em Entebbe, Uganda, para libertar reféns de um voo Tel Aviv-Paris. A aeronave foi sequestrada por combatentes palestinos e alemães. O irmão do premiê, Yoni, morreu no episódio.

Os manifestantes denunciam, em bloco, a reforma do sistema judicial, mas também a política geral do governo. Para eles, o primeiro-ministro, acusado de corrupção em uma série de casos, busca usar a lei para anular um eventual julgamento que poderia condená-lo.

Na terça-feira (14), o Parlamento aprovou em primeira leitura um dispositivo que permite anular certas decisões da Suprema Corte por maioria simples, ou seja, 61 dos 120 deputados.

bur-alv/cgo/bfi/mab/mb/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

justiça governo parlamento manifestação Israel Isaac Herzog Yariv Levin Benjamin Netanyahu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar