Eleitores de Lombardia e Lazio vão às urnas em 1º teste para premiê italiana

As eleições regionais entre domingo e segunda-feira (12 e 13) na Itália serão o primeiro teste de fogo para o governo de extrema direita da primeiro-ministra Giorgia Meloni, no poder há cerca de três meses.

São esperados nas urnas os eleitores de duas das regiões mais populosas da península: Lombardia, que inclui Milão, motor econômico para o país, e Lazio, onde fica Roma.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Neste pleito, serão renovados o presidente e o conselho regional.

Hoje, as seções eleitorais ficam abertas até as 23h locais e, amanhã, de 7h a 15h.

Os resultados devem ser anunciados ainda na segunda-feira e medirão as forças entre o partido de extrema direita Fratelli d'Italia (Irmãos da Itália), de Meloni, e a legenda contrária à imigração Liga, de Matteo Salvini, e o Fuerza Italia (FI), de Silvio Berlusconi.

O maior partido da esquerda, o Partido Democrático (PD), está fortemente dividido e em busca de um novo líder. Neste contexto, perde força diante de um avanço do Movimento 5 Estrelas, à medida que o centro permanece estável.

O atual presidente da Lombardia, Attilio Fontana, membro da Liga, é o favorito, em meio à divisão da oposição.

A situação é similar em Lazio, onde o candidato da direita, Francesco Rocca, conta com o apoio de toda coalizão governista, sem uma alternativa que aglutine a oposição.

glr/i/an/mb/gc/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições política Italia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar