Primeiro comboio de ajuda pós-terremoto chega a áreas controladas por rebeldes na Síria

O primeiro comboio de ajuda para as áreas controladas por rebeldes no noroeste da Síria atingidas pelo terremoto atravessou a passagem de Bab al-Hawa, na fronteira com a Turquia, nesta quinta-feira (9), disse à AFP um funcionário deste posto.

"O primeiro comboio de ajuda da ONU entrou hoje", afirmou Mazen Alloush, assessor de imprensa do posto de fronteira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Um correspondente da AFP observou seis caminhões carregados com material para barracas e produtos de higiene.

Alloush disse que o comboio foi planejado antes do terremoto devastador que atingiu a Síria e a Turquia na segunda-feira.

Da mesma forma, "pode ser considerado uma resposta inicial das Nações Unidas e deve continuar, como nos foi prometido, com comboios maiores para ajudar nosso povo", acrescentou.

O mecanismo de entrega de suprimentos da Turquia para a zona rebelde da Síria através de Bab al-Hawa é a única maneira pela qual a ONU pode ajudar os civis sem cruzar as áreas controladas por Damasco.

Embora o ponto de fronteira em si não tenha sido afetado pelo terremoto, a estrada que leva ao local foi danificada, o que provocou a interrupção temporária dos envios, disse a ONU na terça-feira.

str-rh/at/ami/kir/dbh/zm/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ajuda Síria Turquia ONU terremoto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar