Rover da Nasa encontra rochas onduladas causadas por ondas em Marte

Autor AFP Tipo Notícia

O rover Curiosity da Nasa encontrou rochas onduladas em uma área de Marte, evidência de um antigo lago no planeta vermelho, informou a agência espacial americana nesta quarta-feira (8).

"Esta é a melhor evidência de água e ondas que vimos em toda a missão", afirmou Ashwin Vasavada, cientista do projeto Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia.

O rover, que vaga por Marte desde 2012, enviou imagens impressionantes de padrões ondulados na superfície das rochas causados por ondas de um lago raso há bilhões de anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mas os cientistas da Nasa ficaram surpresos ao encontrar evidências tão claras da existência de água na cratera Gale, onde o rover encontra-se atualmente.

"Nós escalamos muitos depósitos de lagos durante nossa missão, mas nunca vimos ondulações de ondas tão claramente", disse Vasavada em um comunicado.

"Isso foi especialmente surpreendente porque a área em que estamos provavelmente se formou em um momento em que Marte estava ficando mais seco", acrescentou.

O Curiosity explora as encostas de uma montanha de 5.000 metros de altura conhecida como Monte Sharp.

O rover também detectou detritos em um vale que foram arrastados por deslizamentos de terra úmidos no Monte Sharp, segundo a Nasa.

"Esses pedaços de terra são provavelmente a evidência mais recente da presença de água que veremos", explicou Vasavada. "Isso nos permitirá estudar camadas mais altas no Monte Sharp que não podemos alcançar".

A Nasa indicou que o Monte Sharp fornece uma espécie de "linha do tempo marciana" para os cientistas, com as camadas mais antigas na parte inferior e as mais novas no topo.

Isso permite que os cientistas "estudem como Marte evoluiu de um planeta que era mais parecido com a Terra em seu passado antigo, com um clima mais quente e água abundante, para o deserto congelado que é hoje".

Outro rover de Marte, o Perseverance, pousou no planeta vermelho em fevereiro de 2021 para procurar sinais de vida microbiana do passado.

Este veículo multitarefa coletará 30 amostras de rocha e solo em tubos selados que serão enviados à Terra na década de 2030 para análise laboratorial.

cl/bfm/atm/am/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

NASA Marte espaço água Curiosity

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar