UE se prepara para possível visita de Zelensky na quinta-feira

As instituições da União Europeia (UE) preparam os detalhes para uma possível visita do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenky, a Bruxelas na próxima quinta-feira (9), disseram fontes europeias nesta segunda (6).

O Parlamento Europeu, portanto, está organizando todos os detalhes dada a "probabilidade de uma sessão plenária extraordinária na quinta-feira, dia 9 de fevereiro, com a presença" do líder ucraniano, informou uma fonte parlamentar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Kiev, no entanto, não confirmou nem desmentiu as versões sobre a viagem de Zelensky à capital belga.

Em todas as cúpulas de líderes da UE realizadas desde meados do ano passado, o presidente ucraniano participou por videoconferência ou por mensagens previamente gravadas.

Se confirmada, a visita será a segunda viagem ao exterior do presidente desde o início da ofensiva russa, em 24 de fevereiro de 2022, há quase um ano.

Em dezembro, Zelensky fez uma viagem curta a Washington, onde se reuniu com Joe Biden na Casa Branca.

Na semana passada, o presidente ucraniano recebeu em Kiev a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Em 2022, o chefe do Executivo ucraniano solicitou a adesão à UE. O país recebeu apoio, mas os líderes do bloco lembraram que o processo de adesão plena costuma levar anos de intensas negociações.

A UE já destinou dezenas de bilhões de euros em ajuda à Ucrânia e organizou a entrega de armamentos às Forças Armadas para enfrentar a ofensiva russa.

mbn-ahg/mb/yr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE conflito diplomacia cúpula parlamento Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar